Tudo Sobre Desporto


Relação entre Treinador e Atleta Amador

18-10-2016 14:04

O adolescente é cobrado pela sociedade quanto à escolha profissional, e o papel que irá representar com determinado valor no grupo social, para ser valorizado e respeitado. O treino para ações concretas e voltadas para a vida profissional é de fundamental importância para as necessidades do adolescente. 

O aprendiz de futebol pode não consistir na precisão de números de tarefas, mas na espontaneidade de todo o organismo do jogador e a coordenação das interações que une todos os jogadores ao grupo e no tempo. Essa busca primeiramente deve ser estimulada pelo educador, dada a importância de liberar a criatividade e plasticidade” - (ELMOR, 2002).

Os treinadores podem expressar e apresentar vários tipos de comportamento, de acordo com a sua personalidade. Por exemplo: disciplinadores, pontuais, autoritários ou exigentes; organizados, dando ênfase aos aspetos pedagógicos e metodológicos, respeitando as regras morais e éticas. E no extremo temos os treinadores liberais, exclusivistas e intuitivos, mas são vaidosos não aceitam opiniões(CARRAVETTA, 2002).

No entanto para se trabalhar em categorias de base ele precisa de ter algumas características, como por exemplo: ser alegre e bom transmissor de conhecimentos e valores para que possa promover no atleta uma participação motivadora nos diferentes treinos- (DOSIL, 2001). Sendo muito próximo dos atletas, exerce influência no comportamento dos mesmos. Pode ser técnico, educador, conselheiro e líder(CARRAVETTA, 2001).

A maneira como um técnico se comporta frente à sua equipa, está intimamente associado aos comportamentos de seus atletas refletindo na relação social e execução das tarefas (CARVALHO; RODRIGUES; SIMÕES, 1998).

Para o treinador que trabalha com jovens atletas é necessário que tenha uma teoria de treino que também atenda as necessidades e interesses dos mesmos (HAHN, 1998).

É preciso esclarecer quais são os objetivos trabalhados e fundamentalmente compreender que os modelos do desporto são diferentes nos atletas infantis em relação ao profissional. O fundamental é o desenvolvimento como pessoa, que saiba ganhar e perder (NUÑES CARDENAS, 2005).

O técnico influencia muito na educação dos atletas, não se limita apenas a transmissão dos conhecimentos para um melhor rendimento destes, ele é o facilitador da realização do atleta como ser humano (MARQUES; KURODA, 2000).

O educador poderá ser um pai (mãe), orientador(a) ou treinador(a), que procura integrar a transmissão de conhecimento com a necessidade do atleta reconhecer sua realidade para que possa desenvolver um senso crítico para transformá-la (ELMOR, 2002).

A função de treinador é difícil, mas também poderá ser gratificante no que se refere a vencer as competições e também proporcionar um clima de crescimento individual e grupo para seus atletas (BECKER JUNIOR, 2000).

Por fim o Treinador deverá ser acima de todo: Humano, Criativo, Alegre, Critico, Sensato, Ponderado e Expressivo em todas as suas abordagens que faça junto do seu atleta.

 

—————

Voltar